quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Introdução à Feminização: Como travestir um homem

Faz muito tempo que eu venho postando artigos com dicas de feminização, mas em cada post eu sempre foquei em um determinado assunto e não lembro de ter postado nada compilando tudo isso. Deste modo, o artigo de hoje, escrito pela Claudia Tyler-Mae que crossdresser como eu, chegou em um bom momento pois foi possível relacionar diversos dos meus posts com dicas no decorrer do texto, sem contar que a explicação dela é sensacional, então aproveitem os conselhos!

Juliette Noir

Traduzido de Claudia Tyler-Mae

Quer fazer um homem parecer uma mulher? É mais fácil e mais difícil do que você imagina. Ironicamente, as mulheres costumam ser piores em transformar os homens, por motivos que comentarei em breve. No entanto, é possível obter resultados dramáticos com uma abordagem ligeiramente alternativa. Se você quer se transformar, ou quer ajudar alguém a se montar sem ficar horrível, apresento aqui estão algumas dicas bem úteis.

Quando os artistas aprendem a desenhar, primeiro eles são ensinados a desenhar os espaços em torno das coisas, ao invés das coisas em si. Essa ideia de "espaço negativo" os impede de desenhar o que eles acreditam que o objeto pareça e, em vez disso, os ajuda a se concentrar nos detalhes reais à sua frente. Temos um modelo mental realmente poderoso de como o mundo parece, que não é muito preciso, mas que enfatiza as coisas que nossos cérebros estranhos acham que são importantes. É por isso que desenhos animados podem ser fisicamente impossíveis, mas instintivamente "parecem certos".

O que isso tem a ver com travestismo?

Bem, em primeiro lugar, não, você não vai acabar ficando como a imagem acima. Ninguém é assim, nem mesmo com a ajuda do Photoshop.

Em segundo lugar, uma transformação bem-sucedida envolve a compreensão do "espaço negativo" entre uma figura masculina e uma feminina. É tentador e instintivo buscar as roupas, estilo e maquiagem que fazem uma mulher parecer atraente, mas muitas vezes esse mesmo visual fará com que um homem pareça... só alguém mal vestido. Em vez disso, você precisa trabalhar com o que você tem, o que precisa de uma abordagem totalmente diferente.

Essa é a razão pela qual as mulheres podem acabar acreditando que a experiência que elas adquiriram durante toda a vida as preparariam para transformar um homem em uma Cinderela – mas, em vez disso, podem acabar transformando sua infeliz vítima em uma Irmã Feiosa. Claro, isso é ótimo para uma fantasia hilariante de Halloween, mas sabemos que é possível fazer melhor. Neste ponto, teremos que nos basear em garotos... bem, em drag queens pelo menos.

Mas espere, existem alguns princípios básicos que você precisa entender antes de calçar aquele chinelo de lantejoulas.

Não é bom gastar uma fortuna em um visual novo se você não tiver feito a lição de casa antes. No mínimo, uma boa aparência faz uma diferença enorme, independentemente do seu gênero, então faça essas sobrancelhas, apare o cabelo, corte e limpe as unhas sujas e tome um bom banho. Não importa se o seu plano é se travestir uma vez ou ficar en-femme para sempre – adotar uma boa rotina de autocuidado irá elevar o nível da sua aparência. Aqui, a ênfase deve ser em aparar as arestas e melhorar o tom da pele, em vez da abordagem masculina típica de apenas ignorar o autocuidado.

Claro que o atributo masculino mais óbvio são os pelos do corpo, e aqui estão algumas escolhas a serem feitas. Barbear o rosto adequadamente não é controverso (embora lembre-se de usar hidratante ao invés de usar uma loção pós-barba forte à base de álcool). Barbear de forma regular vai melhorar as coisas, mas para quem tem cabelo escuro, a sombra da barba ainda pode ser um problema – isso pode ser resolvido com um pouco de conhecimento de maquiagem. (fazer tratamento com laser na barba também é uma boa opção) 

Remover os pelos do corpo pode ser um desafio ainda maior, especialmente se não for algo que você queira tornar público. Isso pode ser resolvido com roupas que os cubram, mas usar um saco cobrindo o corpo inteiro pode esquentar demais ou não ser tão atraente.

Como não somos uniformemente peludos, pode ser possível dar a ilusão de mais exposição escolhendo boas áreas para deixar à mostra, como esse vestido que deixa parte do ombro descoberto.

Por outro lado, se o único objetivo é tirar uma foto legal ou parecer convincente, pelos mais claros podem ser facilmente disfarçados com a meia certa (é incrível o que uma meia arrastão consegue fazer!). Infelizmente, isso não sobreviverá a uma inspeção de perto.

Os pelos das pernas podem ser escondidos por collants/meias de alto denier (80 pra mais, mesmo usando por baixo de outra meia), mas em último caso, não há substituto para a depilação. O que funciona melhor é uma questão muito individual, mas no geral, raspar não é uma solução particularmente fácil e é mais provável que ela acabe encravando os seus pelos, fora que eles voltam a crescer mais rápido. Já a depilação dura mais, mas pode ser uma experiência dolorosa e pode deixar marcas vermelhas no dia que for feito – então não é recomendado se depilar horas antes da sua estréia. A depilação em casa também não é tarefa fácil, a não ser que seja com um depilador elétrico.

Embora possa ser um pouco fedorento e bagunçado, o creme depilatório pode te dar bons resultados e pode ser facilmente aplicado por você mesmo. É importante seguir as instruções do fabricante com muito cuidado, e eu também recomendo fazer um teste numa pequena área da sua pele antes de se cobrir com o produto. Existem cremes para peles sensíveis, mas este é um processo químico, por isso preste atenção, certifique-se de lavar bem em seguida e lembre-se da hidratação.

Todas essas preparações podem ser tratadas como eventos únicos se você estiver planejando uma transformação repentina. No entanto, a médio prazo, a maior diferença que você pode fazer contigo mesmo é assumir um compromisso com algo que todos temos dificuldade – simples exercícios e reeducação alimentar. Isso sozinho valeria alguns artigos, mas uma dieta saudável e balanceada não precisa ser extrema para melhorar o tom da sua pele, reduzir flacidez e simplesmente ter uma aparência melhor, tanto como homem quanto como mulher. O exercício também ajuda, mas neste caso seria interessante focar na flexibilidade e na tonificação muscular ao invés da hipertrofia, principalmente dos membros superiores. Treinos cardiovasculares, pilates, ciclismo e natação (ou pole dance) podem ajudar e, novamente, estar em forma é bom em todos os aspectos, então, que melhor incentivo para começar do que querer ter uma boa aparência? Apenas lembre-se de levar o seu próprio tempo e seguir bons conselhos, em vez de se esgotar em uma corrida louca de fitness.

.  .  .  .  .

OK, você gastou um pouco de tempo no seu corpo, então vamos vesti-lo.

É aqui que começamos a aplicar a sabedoria das drag queens e a pensar sobre o espaço negativo (de uma forma positiva e moderna).

Alyssa Edwards

Certo, você pode estar planejando ficar um pouco mais discreto do que a Alyssa Edwards(!), mas pare um momento para pensar sobre o que está acontecendo com esse visual. Os homens normalmente possuem mais "forma de cenoura" do que as mulheres – ombros largos e afunila para baixo com uma cintura relativamente baixa (também conhecido como forma de triângulo invertido).

Claro que este é um exemplo extremo, mas este vestido disfarça completamente os ombros da Alyssa, se ajusta numa cintura, que provavelmente está alguns centímetros acima da cintura real dela, alarga-se sobre os quadris, que não estão lá, e mostra pernas incrivelmente longas. Isso deixa a impressão de uma figura parecida com uma boneca, apesar do fato de que você não pode ver a silhueta real dela nela. Isso é como um ilusionista explicando como funciona um truque, não é?

Looks de crossdressers

E não precisa de vestidos de baile exagerados para realizar o mesmo truque. Essas roupas estão fazendo exatamente a mesma coisa – ombros escondidos, cintura alta, saia larga, silhueta quebrada e salto para dar a impressão de pernas incrivelmente longas.

Na verdade, é uma "reclamação" comum das mulheres de que travestis e crossdressers parecem ter pernas injustamente longas. A realidade é que estamos muito mais propensos a usar saias que mal cobrem nossas virilhas e saltos que são impraticavelmente altos. O efeito é dramático, então, se você não planeja andar muito ou se curvar, vale a pena aproveitar ao máximo o que você tem!

Deve estar claro agora que escolher a roupa certa fará maravilhas se você se concentrar nas formas que está criando, em vez de em como as roupas em si são bonitas. Embora seja tentador comprar vestidos de festa bonitos nos outlets de fast fashion, eles geralmente são projetados para ficarem bem em uma silhueta totalmente diferente da nossa. Muitas vezes eles não apenas caem incrivelmente mal como acabam enfatizando bem as proporções erradas num corpo masculino. O tamanho das peças também pode ser um problema – a moda para mulheres jovens é cortada para um formato corporal diferente e menor do que a moda para mulheres mais maduras, embora o tamanho na etiqueta seja o mesmo. Vale a pena verificar o guia de tamanhos de cada loja ou site antes de fazer uma compra (o ideal é sempre provar a peça antes de comprar).

Bom, isso tende a diminuir o seu leque de opções. Felizmente, em uma sociedade obcecada pela aparência feminina, há uma abundância de opções para mudar drasticamente a sua imagem. Um corset para a cintura ou um espartilho bem ajustado podem parecer incríveis, mas esta não é uma escolha casual – os espartilhos que não são feitos sob medida raramente funcionam e muitas vezes fazem com que o infeliz usuário pareça um tubo de pasta de dente mal espremido. Espartilhos com barbatanas de aço autênticos, se bem ajustados, podem reduzir a cintura em cerca de dez centímetros (com um certo tempo de prática). Espartilhos de boa qualidade são fáceis de encontrar mas custam caro, então é altamente recomendável que você opte por um modelo feito sob medida para o seu corpo. Outra opção um pouco mais acessível seria usar uma cinta modeladora de cintura alta, que também tem a vantagem de reduzir quaisquer protuberâncias irregulares abaixo.

Finalmente, é claro, não podemos deixar de falar sobre os seios. O crossdresser mais modesto pode conseguir um ótimo resultado com um sutiã com bojo de qualidade e algumas meias preenchendo o espaço vazio. É possível obter uma aparência mais natural (e menos irregular) com um par de meias grossas embaladas com sementes de pássaro, mas os mais convincentes são os bustos de silicone (ou para aqueles que ficam felizes com o peito mais achatado, só os seios de silicone). Essas peças de silicone não são nada baratas, mas parecerão incrivelmente naturais sob um top. (também vale o visual de peito pequeno sem sutiã)

Exemplos de seios em crossdressers

Para isso, não existe uma opção completamente convincente (não importa o que as pessoas possam lhe dizer). Crossdressers dedicados e drag queens podem comprar bustos como a última foto acima, que são vestidos como um top de colete, e podem ficar incríveis em fotos. No entanto, ainda existem bordas (e uma linha do pescoço) que precisam ser escondidas com habilidade, e é improvável que sobrevivam ao tipo de atenção que um decote ridiculamente grande atrairá. Cuidado com as alternativas baratas – se o  busto não for do tamanho certo, o material não tenha a qualidade necessária e o tom de pele seja diferente do seu, ele vai parecer extremamente estranho e desagradável.

Antes de passarmos para o cabelo e maquiagem, vale a pena ressaltar que a moda feminina é um negócio acirrado, então há muitas lojas que prometem o mundo quando se trata de ficar bonita. Alguns são apenas otimistas, mas outros (particularmente alguns de alto padrão) irão mentir abertamente para fazer com que você deixe o seu dinheiro. Existem muitos exemplos de pessoas que compraram online e acabaram recebendo itens que não se parecem em nada com as fotos, ou as fotos são de celebridades ou modelos vestindo algo semelhante (mas muito mais caro e adequado) ao invés do item que está sendo vendido. Com tudo isso, cuidado com a loja – sempre vale a pena procurar avaliações independentes de blogueiros de moda antes de acreditar no hype.

Se eu tivesse que indicar um exemplo de item que raramente se parece com a foto, as perucas seriam a primeira escolha. Nada transforma um look tanto quanto uma bela cabeleira, então a indústria do cabelo está cheia de promessas que não podem ser cumpridas. É preciso dizer que existem empresas que fazem perucas absolutamente deslumbrantes. No entanto, também existem dezenas de empresas que inundam o mercado com perucas baratas e desagradáveis, usando fotos de produtos de outras pessoas e até cabelos reais de modelos para convencer você de que as perucas são perfeitas. O preço também não é um indicador, já que uma peruca de cabelo humano de alta qualidade pode custar mil dólares, mas uma sintética barata pode custar centavos, então há muito espaço para fabricantes e cabeleireiros enganarem no preço.

Crossdressers usando peruca sintética

Uma coisa importante a perceber é que mesmo a melhor peruca só ficará bem depois de um penteado cuidadoso. Sem ser cortada e estilizada, quase todas as perucas ficarão bagunçadas, como o cabelo natural.

Com um estilo inteligente, porém, mesmo as perucas de baixo custo podem oferecer um resultado muito legal. Estamos tão acostumados com looks da moda alternativa, cosplays e cores não naturais que uma roupa cuidadosamente escolhida pode combinar com uma peruca para parecer muito convincente.

Transformar uma peruca sintética de baixo custo em algo deslumbrante exige um pouco de esforço, mas há muitos vídeos de instruções no YouTube que explicam o que é necessário. Afinar e aparar o cabelo ajuda, e existem técnicas para reduzir o efeito de "plástico brilhante" da fibra sintética. Se você realmente quer ter uma boa aparência e pode gastar tempo tentando modelar uma peruca de maneira adequada, este pode ser um ótimo caminho a seguir. Só tome cuidado, você vai encontrar mechas coloridas de cabelo sintético de seu tapete por meses.

Lembre-se de que, para um visual convincente e natural, você precisa trabalhar com suas características pessoais e pensar cuidadosamente sobre um estilo que se adapte ao seu rosto e seu senso de moda. Escolha uma peruca que seja um pouco mais clara do que seu tom natural, ao invés de pular para um monstro loiro oxigenado na altura da cintura.

Para uma aparência mais natural, as marcas conhecidas, como a Noriko, oferecem um produto de qualidade muito superior que ficará bem com muito menos barulho por um preço mais alto. Encontrar uma ponte entre as perucas da moda mais baratas e as perucas naturais de melhor qualidade não é fácil – aqui, olhar as avaliações e verificar as fotos de outros compradores é inestimável. É realmente uma questão de escolher cada peruca caso a caso.

.  .  .  .  .

No extremo oposto do espectro, e sem nem mesmo tentar parecer natural, também existem perucas feitas à mão vendidas para drag queens. Elas são ótimas para um look de alta costura ou apenas pelo choque, mas não é nada barato. A regra sobre a necessidade de um estilo ao colocá-la ainda se aplica – uma peruca drag precisa de muito cuidado e atenção. Como as perucas são usadas para moda e performance, as fotos costumam ser retocadas para melhorar a difícil linha do cabelo e esconder qualquer renda, então não espere poder parecer passável com esse tipo de peruca pessoalmente. Essa opção é apenas para os ousados e você deve estar se sentindo bem confiante para escolher algo incrível assim.

A maquiagem finaliza o look e é uma bela arte. Infelizmente, perdi a noção do número de mulheres que disseram "Eu posso fazer sua maquiagem!", pensando que o problema com os homens que colocam maquiagem é não ter uma mão firme ou prática suficiente com um modelador de cílios.

Assim como acontece com as roupas, feminizar um rosto significa brincar com formas e cores para esconder pistas de masculinidade. Embora drag queens aumentem esse efeito para onze, as técnicas que elas usam podem ser amenizadas para produzir um visual convincente. Se você é jovem e tem a pele saudável, isso é muito menos importante, mas mesmo assim, o contorno pode ser profundamente lisonjeiro. Para aqueles de nós que não são tão abençoados, um visual mais forte pode não ser adequado para compras de supermercado, mas pode funcionar bem para uma baladinha.

Transformação da drag Miz Cracker

Podemos começar com uma maquiagem simples, mas não há como cobrir todas as técnicas para atingir a maquiagem perfeita, muito menos a variedade de estilos que você pode escolher. O YouTube e o Instagram são recursos vitais aqui, para vídeos de instruções, análises de produtos e inspiração de looks. Esta é uma área em que fazer sua pesquisa realmente pode trazer toda a diferença. Então, ter um kit básico de maquiagem valerá a pena. Dependendo de até onde você deseja olhar, existem algumas técnicas e produtos importantes que você provavelmente precisará pesquisar.

Comece com a fundação. Dermablend e Kryolan produzem bases em bastão que são capazes de esconder tatuagens na pele, e podem certamente esconder um pouco de sombra de barba enquanto deixam o rosto com uma aparência natural. No entanto, se o seu rosto tiver apenas um tom, a ilusão se desfaz rapidamente, então uma paleta de contorno fornece uma variedade de tons para melhorar as coisas. Contornar é um dos "grandes truques" para feminizar um rosto masculino. Primeiro a técnica foi conquistada por diversos artistas drag e, em seguida, foi difundida para a moda convencional de looks ousados e femininos. Existem muitos vídeos no YouTube falando sobre isso, e é uma técnica que requer um pouco de prática, mas o resultado final faz uma enorme diferença.

Para, literalmente, elevar seus olhos, existe uma técnica de cobrir as sobrancelhas para poder redesenhá-las com traços mais modernos que dão a ilusão de uma sobrancelha mais feminina e olhos mais abertos. Isso não disfarça sobrancelhas bem cabeludas e não é o truque mais fácil de aprender – requer um bom olho para obter uma forma natural. No entanto, novamente, existem muitos vídeos de instruções que demonstram o processo e fazer da maneira certa pode transformar completamente o seu visual. Por outro lado, só fazer a sua sobrancelha também pode garantir um ótimo resultado.

Crossdressers maquiadas

Há tantas coisas que você pode fazer com seus olhos, desde sombra, delineador, até cílios falsos, que podem ir de curtos e preenchidos, passando por suavemente glamourosos até descontroladamente extravagantes. Embora os tutoriais de maquiagem drag inevitavelmente tendam para o resultado extravagante, eles geralmente mostram algumas das técnicas usadas para abrir os olhos, iluminar as olheiras e alargar o seu olhar. Tal como acontece com toda a maquiagem, se você está planejando ir trabalhar en-femme, menos é mais. Como alternativa, se você está tentando obter ótimas fotos, a maquiagem pode muitas vezes parecer malfeita, então pode valer a pena tentar um visual mais forte para agradar a câmera – lembre-se de que a combinação, o sombreamento e a escolha cuidadosa da cor são a diferença entre a maquiagem top de gótica e a do palhaço assustador.

Eu disse que a maquiagem finaliza o look? Claro que não! Assim como os artistas são ensinados a pensar sobre o espaço negativo ao redor do objeto que estão tentando capturar, você precisa pensar em como um visual é reforçado pelos detalhes ao seu redor.

É fácil ficar obcecado por uma roupa em particular e depois esquecer que são todos os detalhes que a tornam convincente e atraente. Joias e acessórios fazem uma grande diferença e você não precisa ir à falência para complementar um look. Os brincos de pressão são alternativas que não precisa ter as orelhas furadas (mas é claro, furar a orelha vai tornar as coisas muito mais fáceis), gargantilhas podem ajudar a esconder o pomo-de-adão, luvas podem embelezar as mãos ou você pode usar unhas postiças para evitar o aborrecimento de lixar as suas unhas. Parecer convincente pode significar "vivenciar" o visual, o que pode significar ter a bolsa certa, cinto, sapatos ou até fones de ouvido com orelhas de gato.

Acima de tudo, seja qual for a aparência que você deseja, vale a pena gastar um pouco de tempo pensando em como as mulheres naturalmente reúnem tantos elementos para ficarem lindas. Existem milhões de imagens de referência com as quais você pode trabalhar na internet e um pouco de pesquisa pode gerar ideias divertidas em torno de um tema, novas maneiras de apresentá-lo ou ótimas poses para exibir um visual.

Se você realmente quer uma transformação dramática, a chave é se divertir com ela e dedicar um tempo para explorá-la, em vez de presumir que você pode simplesmente transplantar um vestido de uma garota para um cara e "sair impune". Vista-se com confiança (ou tenha confiança ao escolher um vestido), e acima de tudo, lembre-se de que um sorriso fará maravilhas, tanto pessoalmente quanto nas fotos!

Claudia Tyler-Mae, autora do texto
3 Comentário(s)
Comentário(s)

3 comentários:

Unknown disse...

É muito trabalho virar uma menina, uma princesa, uma gatinha. Mas vale a pena.

Unknown disse...

Não dá mais pra sufocar, não dá.
Não dá mais pra disfarçar, não dá.
Por mais difícil e trabalhoso, se jogue a esse vicio que veio pra ficar.
Mesmo a mais louca vontade que não dá pra se calar, não dá
Diga que sim, que você é menina, que é mocinha, que é mulherzinha.

Monne disse...

Adorei as dicas, estou começando a me interessar a me montar,porém estava sem um caminho para isso. Esse texto me ajudou bastante, louca para ver os resultados e arrasar srrs