quarta-feira, 22 de junho de 2016

Maquiagem simples para iniciantes

Conhecendo aos poucos as amigas eu notei que algumas várias estão realmente por fora do mundo da maquiagem. Digo realmente por fora mesmo! Claro que existem outras que mandam muito bem (melhor do que eu, inclusive), mas esse post vai ser dedicado a quem quer aprender do zero a fazer uma maquiagem simples.

Serei a cobaia nesse experimento e já adianto que o resultado foi esse:

Vou me ater ao mínimo de itens que eu considero necessário e vou tentar ser o máximo descritiva, vamos lá.

Materiais
Nessa foto tem todos os materiais que eu usei!
Não se assuste com o estojo gigante da Sephora por que eu
só usei duas cores de sombra, o delineador em gel e o blush dele.
Segue a descrição:
- 1. Corretivo salmão (Quem Disse, Berenice?) - usado para esconder a barba;
- 2. Corretivo cor de pele (Maybelline) - usado para esconde detalhes;
- 3. Base de alta cobertura (Quem Disse, Berenice?) - deixa a pele uniforme;
- 4. Pincel para aplicar base (Ecotools);
- 5. Pó compacto (Quem Disse, Berenice?) - deixa a pele uniforme e dá acabamento;
- 6. Sombras (Sephora) - para os olhos, usei duas cores;
- 7. Pincel para aplicar sombra (Quem Disse, Berenice?);
- 8. Delineador (Sephora) - para os olhos, também pode ser um lápis preto;
- 9. Pincel chanfrado para aplicar o delineador (Quem Disse, Berenice?) - só usei por que optei pelo delineador em gel;
- 10. Máscara para cílios (Maybelline) - para dar volume aos cílios;
- 11. Blush (Sephora) - para corar as bochechas;
- 12. Pincel para aplicar o blush (???);
- 13. Batom (Vult) - esse todas conhecem, né?
- 14. Não aparece na foto, mas não esqueça de sempre ter um demaquilante por perto!

Onde comprar?
Sempre gostei de grandes lojas de cosméticos por que eu podia escolher sozinha, mas recentemente eu estive de homem junto com a minha esposa na loja Quem Disse, Berenice? do Shopping Palladium (Curitiba-PR) e adorei tanto o lugar quanto o atendimento. A vendedora foi prestativa, deu boas dicas e os preços são bons para a qualidade dos produtos. A propósito, dá pra montar um kit básico completo em apenas uma visita na loja.

Pré maquiagem
Eu tenho o costume de tomam banho antes de me montar, assim eu posso limpar bem a pele com um sabonete apropriado para o rosto (uso o Protex Líquido) e aproveito para fazer a barba com uma Gillete Mach 3 (a temperatura ajuda a abrir os poros e diminui a irritação).

Como os pelos da minha barba são grossos eu ainda passo um barbeador elétrico no rosto depois do banho. O objetivo é passar as costas da mão no rosto e não sentir nem um pelinho raspando. Costuma ficar lisinho, mas pode irritar a pele, tanto que eu não consigo fazer isso por 3 dias seguidos!

Para finalizar a pré-maquiagem aplique um hidratante no rosto todo, vai prevenir a maquiagem de craquelar (vão se acostumando com os termos!!).

Corretivos
Vocês vão notar que se trata de um creme super denso que cobre bem a pele. Eu uso o Salmão (1) para esconder a barba (nesse link tem mais detalhes sobre a técnica). O cor de pele (2) eu costumo usar em cima de espinhas ou manchas para esconde-las. Também gosto de aplicar uma camada não tão espessa embaixo dos olhos para dar uma iluminada (dica de drag que até as famosas seguem).

Os corretivos podem ser encontrados em versões cremosas, líquidas, em lápis e em bastão, vai de você descobrir o mais interessante para a sua pele (gosto dele em bastão pela praticidade).

Aplicação: espalha o corretivo no local com a ponta do dedo (não esqueça de limpar ele depois). Também existe um pincel para isso, fica a seu critério. Vai ficar bem marcado, como na foto.

Base de alta cobertura (3)
Friso para que a base seja de alta cobertura por conta da barba! No entanto, se você tem pouco pelo no rosto ou se os seus pelos são fininhos já não precisa ser uma base tão forte, o resultado fica até mais natural.

A base que estou usando é líquida e nesse caso eu gosto de aplicar várias gotinhas no rosto antes de espalhar, assim fica mais fácil de deixar uniforme no geral e triplicado na região da barba. Alias, a quantidade aplicada tem que ser suficiente para cobrir aquela camada laranja.

Aplicação: eu uso um pincel (4) para espalhar a base e finalizo com o dedo. Pode fazer tudo com o dedo, só não esqueça de lavar ele depois (repito isso por que se não fica uma meleca). Deve ser aplicado em toda pele aparente do rosto e do pescoço. Preste atenção para espalhar bem até nas dobrinhas! E cuidado para não passar sobre a sobrancelha (é ruim de tirar).

Pó compacto (5)
Cobre as imperfeições e deixa a pele com aparência macia e aveludada. Esse conjunto Corretivo + Base + Pó é um dos pontos mais importantes para a nossa maquiagem e realmente precisa testar os 3 produtos na loja para acertar o seu tom de pele.

Opte por pó que tenha pelo menos cobertura média, falo novamente pensando na sombra da barba.

Aplicação: As que eu tive sempre vieram com uma almofadinha junto, você dá umas batidinhas de leve no pó e aplica no rosto com batidinhas leves também. Cuidado para não carregar demais no pó, por ele ser a última camada ele deve dar mais acabamento do que cobrir.

Olhos
Você pode abrir o Youtube e encontrar zilhões de tutoriais de diferentes maquiagens para cada tipo de olho. Nesse post você vai encontrar o básico 1.0 para qualquer tipo de rosto e antes de falar de cada item para os olhos, vamos conhecer os vários termos dessa região:


Sombras (6)
Deve existir praticamente toda e qualquer cor de sombra no mercado. Se quiser uma dica de cor, comece pelo básico (bege, marrom, dourado/bronze, cinza, prata, preto) e quando se sentir mais confiante teste outras cores até encontrar a sua preferida!

Na minha maquiagem eu apliquei um rosinha com brilho na pálpebra só para dar cor e um bege quase branco no cantinho interno para iluminar.

Aplicação: Eu prefiro usar um pincel (7), ele ajuda muito na aplicação e diminui a bagunça. Usar o dedo também pode, mas muito cuidado e limpe muito bem depois.

Lápis / Delineador
Também existem diversas opções e só testando para encontrar o favorito. Na foto aparece o delineador em gel (1), delineador líquido (2), delineador caneta (3) e um lápis (4). Estou gostando de usar o delineador em gel com o pincel e também o lápis, já a minha esposa costuma variar entre o lápis e o delineador líquido. O bom de se ter um lápis é que ele pode ser usado como sombra preta (Adoro Maquiagem), só precisa aplicar bastante e esfumar bem.


Aplicação: Na minha maquiagem eu apliquei o delineador em gel com o pincel chanfrado (9) na linha d'água, rente aos cílios e fechei nos cantinhos. Aqui você tem diversas opções: pode aplicar só na linha d'água (lápis claro aqui aumenta o olho), só rente aos cílios, da metade do olho até a ponta externa, tudo sem fechar no canto interno, desenhar o olho de gatinha, enfim, descubra-se!
Cuidado especial para aplicar esse item por que é super fácil de borrar e pode estragar as camadas prontas.

Mascara para cílios / Rímel (10)
Acho super feminino os cílios compridos e volumosos, esse produto vai ajudar exatamente nisso!

Aplicação: aplique empurrando os cílios para cima, para que eles fiquem curvados, e realizando um movimento de vai-e-vem, para que não fiquem grudados. A propósito, não precisa ficar remexendo o pincel dentro da embalagem para entupir de produto, coloca tira e aplica!

Blush (11)
Blush em inglês significa corar e é exatamente isso que ele vai fazer nas suas bochechas. Quando aplicamos o Corretivo + Base + Pó o rosto fica uniforme demais, assim podemos quebrar essa palidez com um tonzinho nas bochechas. A propósito, eu disse um tonzinho nas bochechas, não é para se preparar para ser a rainha da festa junina!

Meu primeiro blush veio com um mini pincel junto e até servia para aplicar, no entanto após usar um pincel de verdade (12) você vai ver que vale a pena ter o seu!

Nesse link você vai encontrar as cores indicadas para cada tom de pele (Revista Marie Claire).

Aplicaçãopara saber onde exatamente aplicar sorria na frente de um espelho. Essa região do rosto que levanta levemente quando você sorri são as maçãs do rosto. O efeito do blush aplicado nessa região fica natural. Muito cuidado para não colocá-lo abaixo das bochechas pois isso pode pesar no rosto e dar uma aparência de cansado. Na dúvida, melhor manter somente na região superior, que até é mais chic!

Se ainda ficou em dúvida, segue uma referência para cada tipo de rosto.

Batom
Talvez seja o item mais fácil de se conhecer e de se usar! Vale lembrar que todo o resto estará perdido se você escolher mal aqui. Como regra geral, lembre-se que tons como o clássico vermelho complementam as pessoas com tons de pele claros, enquanto tons de laranja complementam os tons de pele mais quentes. Nesse link (M de Mulher) você encontra sugestões de cores para cada tonalidade de pele.

Aplicação: aplique de dentro para fora nos lábios, preencha bem e cuidadosamente faça o contorno. Encoste de leve em um guardanapo para retirar o excesso.

Resultado

Não é uma maquiagem super impressionante, ela só cobre o que precisa e tonaliza as áreas importantes. Entretanto, agora você já sabe o que é cada item e vai entender um pouco mais do que estão falando quando abrir um vídeo de tutorial no Youtube! A dica mais importante vem agora: pratique bastante!!

Segue alguns links interessantes para aprender mais e se inspirar:
- Gostei, e agora? - dicas para cada tipo de olho;
- Pausa para feminices - qualquer make dela fica linda, porém eu acho nível hard!;
- Dicas de mulher - dicas para usar duo de sombras;
- Mary Kay JF - 1, 2, 3 e 4 cores de sombra: como aplicar?;
- Dicas de Mulher - guia do pincel de maquiagem.
4 Comentário(s)
Comentário(s)

4 comentários:

Luciana Marques disse...

Adorei.. relevante.. Parabens pela iniciativa

Mel Mel disse...

Isso é o que eu chamo de um belo tutorial básico... show

Adryelle disse...

Muito bom esse tutorial básico! Apesar de já saber algumas coisas sobre o assunto essas dicas me ensinaram coisas novas e me ajudarão muito nos meus próximos testes. Valeu!

roberta crossdresser disse...

Adorei!!!! como disse a miga, ótimo tutorial e o melhor "básico" pra quem tem que aprender, como eu... ;)