quarta-feira, 15 de maio de 2019

Transgênero, crossdresser, travesti, drag queen, qual é a diferença?

Cada pessoa é um ser único, mas que tem características comuns a toda a humanidade. Nos identificamos com alguns e nos diferenciamos de outros por construções sociais, por exemplo: a região em que nascemos ou que crescemos, classe social, se temos ou não uma religião, idade, nossas habilidades físicas, entre outras que marcam a diversidade humana.

De fato existe uma similaridade entre as pessoas que utilizam esses termos do título do post, mas para tentar compreender as peculiaridades de cada caso eu vou utilizar o gráfico de Identidade de gênero, Expressão de gênero, Sexo biológico e Orientação sexual que eu apresentei no post Identidade de gênero e Orientação sexual - O que é você?.
Para lembrar, segue um resuminho:
- Identidade de gênero: o modo como o indivíduo se sente/se identifica;
- Expressão de gênero: o modo como a pessoa se expressa/se apresenta;
- Sexo biológico: a nossa marca genética, o XX ou XY do DNA (ou outros);
- Orientação sexual: por quem a pessoa sente atração afetiva/sexual.

Segue alguns exemplos, vale salientar que nada disso é regra. Aliás, vou focar principalmente em pessoas que nasceram com o sexo biológico XY porque é o meu caso e tenho mais proximidade, mas vale o mesmo para o sexo biológico XX.

Homem Cisgênero
Identidade de gênero: masculina
Expressão de gênero: masculina
Sexo biológico: XY - macho
Orientação sexual: Indiferente
Pessoas cisgênero são a maioria na nossa sociedade, são as que tem alinhado a identidade de gênero e expressão de gênero com o seu sexo biológico.

A orientação sexual é indiferente. Pode ser que um homem cis homossexual tenha uma expressão de gênero puxada para o feminino, mas pode ser que a sua expressão seja super masculinizada. Também pode ter um homem cis heterossexual que tenha uma expressão um pouco feminina, então nada é regra.


Mulher Transgênero
Identidade de gênero: feminina
Expressão de gênero: feminina
Sexo biológico: XY - macho
Orientação sexual: Indiferente
Pessoas transgênero costumam sentir que a cabeça trabalha como o gênero oposto ao seu sexo biológico. Essas pessoas buscam vivenciar exclusivamente a sua identidade de gênero, mas como o desafio é tão grande na nossa sociedade existem muitos que acabam guardando a identidade dentro do armário e vivem com uma máscara de Homem Cisgênero ou Homem Crossdresser.

A orientação sexual também é indiferente, ela pode se apaixonar por homens, mulheres, ambos, nenhum...


Homem Crossdresser
Identidade de gênero: masculina
Expressão de gênero: masc./fem.
Sexo biológico: XY - macho
Orientação sexual: Indiferente
Aqui costuma confundir um pouco a cabeça pois normalmente se trata de uma pessoa que busca apenas uma expressão diferente da sua identidade/sexo biológico. Vou me usar como exemplo, sou um homem biológico, me identifico como homem mas amo o mundo da moda e acho um absurdo que as roupas sejam rotuladas para determinados gêneros, então eu ignoro esses rótulos e uso as roupas que me agradam, mesmo que isso me faça parecer uma mulher.

Comentei no post Crossdressing / Crossdresser / CDzinha que crossdressing é o ato de usar itens de vestuário e/ou outros acessórios comumente associados ao sexo oposto dentro de uma determinada sociedade, que é uma definição simples, porém abrangente. Acho que nesse caso varia de pessoa para pessoa a identidade de gênero e a expressão indo desde a pessoa que é transgênero e tem medo de sair do armário até o homem cisgênero que usa uma peça ou outra de roupa feminina. Nesse espectro eu creio que também se encontram os gênero-fluido e bi-gênero.

E a orientação sexual? Advinha?
Indiferente, ele pode ser hétero, homo, bi, assexual, enfim...


Homem Drag Queen / Transformista
Identidade de gênero: masculina
Expressão de gênero: masc./fem.
Sexo biológico: XY - macho
Orientação sexual: Indiferente
O Homem Drag Queen tem um gráfico muito parecido com o Homem Crossdresser pois, de certa forma, é uma derivação do crossdressing puxado para as artes performáticas, ou seja o lado feminino é um personagem que pode representar a essência dessa pessoa ou não (como um papel de um artista de teatro). Inclusive já vi mulher transgênero e mulher cis que tinham o seu personagem Drag para apresentações (sim, Drag Queen, não Drag King).

É comum acharem que as drags sempre são homossexuais, mas tem alguns poucos héteros no meio então não existe regra na orientação sexual.


Homem Afeminado
Identidade de gênero: masculina
Expressão de gênero: masc./andróg.
Sexo biológico: XY - macho
Orientação sexual: Indiferente
Efeminação é um termo usado para descrever um padrão de comportamento social que é definido pela presença de características associadas ao estereótipo do gênero feminino em uma pessoa do gênero masculino. Muitos homens desenvolvem esse comportamento naturalmente, independente de terem sidos criados apenas por mãe ou avó. Nesse exemplo ele inclusive adota características da expressão feminina e tem um visual mais andrógino.

O Serginho da foto é homossexual, no entanto um homem hétero pode ter trejeitos afeminados sem que isso influencie na sua orientação sexual.


Travesti / Mulher Transexual
Identidade de gênero: feminina
Expressão de gênero: feminina
Sexo biológico: XY - macho
Orientação sexual: Indiferente
Se você reparar o gráfico é o mesmo da Mulher Transgênero, pode-se dizer que travesti e mulher transexual são termos mais populares para designar uma mulher transgênero com modificações corporais e uma mulher transgênero que fez a cirurgia de redesignação sexual. Elas também buscam vivenciar exclusivamente a sua identidade feminina.

Está ficando repetitivo eu falar que orientação sexual é indiferente, não acham?


Homem Intersexual
Identidade de gênero: masculino
Expressão de gênero: masculino
Sexo biológico: XXY - intersexual
Orientação sexual: Indiferente
Intersexual é o exemplo biológico de que a nossa natureza não é puramente binária. Existem diversos tipos de intersexuais, nesse exemplo a pessoa tem a Síndrome de Klinefelter e porta dois cromossomos X e um Y, como consequência possui músculos pouco desenvolvidos, menos pelos no corpo, pênis pequeno e tecido alargado na mama. Aliás, essa síndrome é uma das desordens cromossômicas mais comuns, ocorrendo em 1:500 até 1:1000 nascidos vivos do sexo masculino.

Apesar das diferenças naturais no corpo, nesse exemplo ele tem identidade masculina e busca uma expressão exclusivamente masculina.


Não-binário / Queer
Identidade de gênero: ??
Expressão de gênero: ??
Sexo biológico: XY - macho
Orientação sexual: Indiferente
Não-binário é um termo guarda-chuva para identidades de gênero que não sejam integral e exclusivamente homem ou mulher, estando portanto fora do binário de gênero e da cisnormatividade. No exemplo a pessoa nasceu do sexo masculino e se sente de gênero neutro, sua expressão é tão fora do comum que fica difícil rotular como masculino ou feminino.


Homem Andrógino
Identidade de gênero: masculino
Expressão de gênero: andrógino
Sexo biológico: XY - macho
Orientação sexual: Indiferente
Androginia refere-se a dois conceitos: a mistura de características femininas e masculinas em um único ser, ou uma forma de descrever algo que não é nem masculino e nem feminino. Nesse exemplo se trata de um homem que tem identidade masculina mas cuja expressão não é completamente masculina nem feminina. Aqui acho que eu também posso me encaixar quando estou de homem e uso unhas pintadas, acessórios e maquiagem.


Eu poderia ter tirado do gráfico o item de Orientação Sexual pois em todos os casos isso é indiferente, no entanto eu fiz questão de manter e martelar o assunto pois é um erro comum supor a orientação sexual de terceiros baseado apenas na expressão de gênero deles. Recentemente até aconteceu comigo quando fui em uma balada hétero.

Sei que existem outras identidades, nesse link tem uma lista com nada menos do que 92 identidades não-binárias (confesso que me assustei quando parei para ler cada um, nem eu imaginava que estaríamos nesse nível de complexidade), mas acho que a pequena lista que eu apresentei já dá pra ter noção da variabilidade de identidades. Espero que esses exemplos tenham ajudado você a entender um pouco desse universo confuso e, quem sabe, se entender um pouquinho mais =)
0 Comentário(s)
Comentário(s)

Nenhum comentário: