quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Depilação definitiva com cúrcuma (açafrão da terra)

Por não realizar tratamento com hormônios, depilação acaba sendo um assunto recorrente na minha vida. Já passei por praticamente todos os métodos de depilação, inclusive o tratamento a laser, e nesse post vou relatar a minha recente experiência com a cúrcuma, também conhecida como açafrão da terra.
Confesso que fui cética no começo do processo, até por que no ano passado eu fiz o tratamento com laser na região da barba e o resultado foi incrível. No entanto, 3 meses depois de finalizar as sessões com o laser notei que os pelinhos voltaram a crescer e a me incomodar (culpa da testosterona no corpo). Eu não ligaria de continuar fazendo as sessões para continuar com a pele linda, mas não é um tratamento barato então me incentivou a persistir com a cúrcuma.

Achei interessante descobrir que o açafrão da terra é utilizado há séculos na Índia para deixar a pele limpa e saudável, isso por que, além dessa qualidade de prevenção do crescimento de pelos, ele possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias

Como funciona??
O efeito termogênico da cúrcuma age no bulbo dos pelos que enfraquece com calor, algo parecido com o efeito do laser porém de maneira menos agressiva. Quando o bulbo recebe calor em excesso, seja numa dose única (laser) ou um calor mínimo continuamente (cúrcuma), ele é absorvido pela a melanina do fio que vai destruindo a zona de queratinização. Essa zona tem a função de formar o fio e se for destruída o pelo simplesmente para de nascer.

Aplicação:
Quanto a aplicação eu encontrei dois métodos: um em creme para os pelinhos fininhos e fracos e outro em sabonete para quem tem uma pelagem mais forte! Tentei usar o método do creme no braço e não me adaptei, entretanto encontrei várias mulheres que usam no buço e aprovam. O sabonete eu tenho usado diariamente a uns 6 meses e tenho notado que a quantidade de pelos no meu corpo só tem diminuído.

Método 1 - Creme
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de farinha de grão-de-bico - pode comprar pronta ou processar o grão-de-bico;
- 1 colher de sopa de cúrcuma/açafrão da terra - encontra em mercados ou lojas de especiarias;
- Um pouco de leite ou iogurte, quantidade suficiente para fazer uma pasta.

Preparo:
- Misture o açafrão e a farinha de grão-de-bico em uma tigela;
- Adicione aos poucos o leite ou iogurte e misture bem até formar uma pasta densa;
- Aplique a mistura na direção de crescimento dos fios onde deseja eliminar os pelos e deixe agir por 20 a 30 minutos, até que a mistura seque na pele;
- Comece a massagear a pele com movimentos suaves na direção contrária ao do crescimento do pelo, pode usar as mãos ou uma toalha de algodão. Se o seu pelo for fraco, parte dele já deve ir caindo nesse momento;
- Repita o tratamento de 3 a 4 vezes por mês e logo você perceberá a quantidade de pelos diminuindo.

Método 2 - Sabonete
 Ingredientes:
- 1 sabonete de glicerina - encontra em farmácias;
- 2 colheres de sopa de cúrcuma/açafrão da terra - encontra em mercados ou lojas de especiarias.

Preparo:
- Pique o sabonete em pedaços pequenos e coloque numa tigela em banho-maria;
- Quando o sabonete estiver completamente derretido, acrescente a cúrcuma e misture bem;
- Coloque a mistura em uma forma de tamanho adequado e deixe resfriar em temperatura ambiente. Eu costumo cobrir a forma com plástico filme para facilitar a remoção, outra opção seria untar com álcool;
- Quando esfriar completamente é só desformar que ele estará pronto para uso.

Resultados:
Pelos últimos 6 meses eu tenho utilizado o sabonete diariamente no banho enquanto mantenho a minha rotina mensal de depilação e pude perceber o resultado do tratamento no tempo que gasto para me depilar sendo que antigamente eu precisava de umas 5 horas para depilar o corpo todo com a Philips Satinelle enquanto agora eu preciso de pouco mais de 3 horas.

Não tem como ser imediatista pois o tratamento é de longo prazo. No entanto, levando em consideração que mesmo a depilação com laser demora meses para se ter resultado e custa muuuito mais caro, achei válida a experiência com a cúrcuma e pretendo manter a rotina com o sabonete até sumir tudo!!
1 Comentário(s)
Comentário(s)

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada por compartilhar essa incrivel dica coração!=)