quarta-feira, 10 de julho de 2019

Como andar de salto alto com elegância

Sapato de salto alto é uma das minhas paixões dentro do universo feminino e tenho certeza que também é para grande parte dos crossdressers! Não é à toa, o simples acessório consegue deixar o usuário mais elegante e sensual, mas é preciso manter a postura para passar essa imagem, caso contrário ela será de uma pessoa estabanada tentando se equilibrar de pé.

Já vimos aqui que durante a história o sapato de salto passou tanto por pés de homens quanto de mulheres, nesse post quero apresentar algumas dicas para você arrasar enquanto desfila com elegância!

Treine andar na ponta dos pés
A primeira dica para andar de salto é justamente não andar de salto. Treine, em casa mesmo, andar descalço na ponta dos pés, isso ajudará a fortalecer as pontas (onde o peso maior fica apoiado) e a melhorar seu equilíbrio. Quanto mais você treinar, melhor será o seu desempenho. Eu sempre tive o costume de andar descalço em casa e andar na ponta dos pés era necessário durante as noites para evitar barulho, então tive diversas horas de prática caminhando na ponta dos pés.

Escolha o sapato certo
Agora que os seus pés estão fortalecidos e preparados vamos para o sapato. Quando for comprar escolha sapatos adequados ao formato dos seus pés, certificando-se de que o calçado é mais largo que o pé descalço. Sempre que possível experimente os dois sapatos e dê uma caminhada pela loja, se você não se sentir confortável com eles imediatamente, provavelmente nunca o fará. Uma dica aqui é ir às compras no final do dia, quando seus pés estão um pouco inchados.
Acertar no número também é importante. Sei que é difícil comprar sapatos com numeração acima de 40 (aqui tem algumas lojas que eu gosto), mas é melhor gastar um pouco mais e comprar um sapato adequado para o seu pé do que pegar outro menor que até entra mas que vai apertar a ponto de machucar. À propósito, até é possível lacear um sapato pequeno, mas lembre-se que isso pode danificar o calçado.

Quanto ao tamanho do salto você até pode começar com um salto agulha de 15cm, no entanto a sua evolução será mais cômoda se você começar com um salto quadrado de até 8cm e for aumentando a medida que sentir segurança. O tipo de sapato também faz muita diferença, eu acho muito mais difícil de caminhar em cima de um Scarpin de 10cm com salto agulha e bico fino do que numa sandália de tiras largas de 15cm de salto com 2cm de meia pata.
Outro ponto importante é lacear o sapato antes de utilizá-lo na rua. Quando comprar um sapato novo use por algumas horas dentro de casa para o tecido se ajustar ao seu pé e você se acostumar com o modelo. Isso é recomendado até para saber se ele vai causar bolhas, algo péssimo de experimentar quando se está andando com ele na rua.

Desfilando com confiança
Assistir às modelos caminhando com muito estilo numa passarela é uma experiência e tanto, mas para mim uma grande inspiração é o caminhar dos felinos! Adoro reparar na passada leve e contagiante deles, perceba que eles sempre andam na ponta das patinhas com controle e confiança.
Agora que você já fortaleceu os pés, comprou o sapato certo e se acostumou com eles nos pés, vamos às dicas:

O sapato é uma extensão do seu pé: esqueça que tem algo preso nos seus pés, a grosso modo andar de salto alto é como andar descalço ou de tênis, primeiro você pisa o calcanhar, no caso o salto, depois a ponta do pé. Quando o peso do seu corpo estiver na planta do pé, logo abaixo dos dedos, jogue seu peso para a frente, como se andasse na ponta dos pés, dando o passo seguinte.
Passos curtos e sem pressa: essa é a principal mudança ao andar de salto. Para entender o problema tente andar lentamente na ponta dos pés descalços dando passos longos e repare como o movimento fica estranho. Para ganhar um ar mais sofisticado, dê passos pequenos e lentos, sem dobrar os joelhos mais do que o normal. Já que você escolheu ficar mais alta, aceite que não poderá ter muita pressa.

Preste atenção na postura: para chegar na elegância prometida sua postura deve ser a mais vertical possível. Deste modo, jogue ligeiramente os ombros para trás, mantendo o queixo paralelo ao solo. Assim, os músculos do abdômen ficarão contraídos, "empurrando" o estômago para dentro e garantindo uma boa postura.
Balance os braços: parece bobo mas isso contrabalança o movimento giratório do corpo gerado pela movimentação de duas pernas ao longo de um caminho reto, além de suavizar o movimento da caminhada, reduzindo o gasto energético dos músculos das pernas. Sem contar que gera uma aparência mais graciosa e ajuda a manter o seu equilíbrio.

Visualize-se andando em uma linha reta: para se sentir uma modelo de passarela, você deve imaginar que há, diante de você, uma linha, e andar sobre ela. Coloque um pé na frente do outro, apontando para a frente, assim o quadril irá balançar suavemente. Só não precisa alinhar perfeitamente um pé na frente do outro ou cruzar as passadas por que o movimento perde a naturalidade.
Cuidado por onde anda: se mesmo quando você está usando tênis pode acabar escorregando ou tropeçando, quando está com um salto alto precisa ter ainda mais cuidado, pois os tombos são bem piores. Tome cuidado com tapetes, buracos principalmente aqueles pequenos em que o salto fica preso, terrenos molhados, que afundam enfim qualquer local em que seja difícil caminhar.
Quando parar, fique firme: de nada adianta você querer começar a andar com sapatos de saltos altíssimos se não souber ficar em pé com eles. Pratique dividindo o peso entre os dois pés ou se apoiando em um lado do corpo e depois alternando para o outro lado. Gosto da segunda opção pois fica mais charmosa. Em algum momento você pode sentir um desconforto, aí treine dar pequenos passos laterais, outros passos para trás, como se estivesse batendo um papo agradável e se movimentando pouco. Busque apoiar os pés até achar que já conseguiu se acostumar e não se desequilibra.

PRATIQUE: como qualquer outra atividade você só vai atingir a perfeição com muita prática! E lembre-se que caminhar e ficar parado é só uma parte do nosso cotidiano, em cima do salto você precisa se acostumar a levantar de uma cadeira ou um sofá baixo, subir e descer escadas, caminhar sobre uma superfície irregular na rua, dar uma breve acelerada na passada para alcançar alguém ou algo, enfim, cada situação dessas se torna um desafio para quem não tem costume de estar de salto alto, então treine, na medida do possível, cada situação para não fazer feio na frente daquele crush ♥

Para finalizar, vejam como foi a minha experiência desfilando numa passarela como modelo!
0 Comentário(s)
Comentário(s)

Nenhum comentário: