quarta-feira, 10 de março de 2021

A moda masculina é entediante

Tenho certeza que muitos homens crossdressers usam roupas femininas simplesmente por que não existem opções de roupas tão interessantes e divertidas nas seções masculinas das lojas. Entendo que, em muitos casos, o sentimento não precisa ser necessariamente uma questão de disforia de gênero. Eu mesmo penso que devo me incluir nessa galera.

Nos corredores masculinos as cores são básicas. Existem poucas opções de cortes e eles são extremamente simples. Além de que praticamente não existem peças que mostrem partes do corpo como costas, coxas ou abdome. Não vou nem falar sobre a gama de opções de acessórios e maquiagens que as mulheres também tem. O texto a seguir não fala nada sobre crossdressing, mas questiona exatamente isso no mundo da moda.

Recentemente eu li outro artigo de uma mãe que tem um filho trans e que achou estranho quando o rapaz comentou que iria usar vestidos de vez em quando. Na cabeça dela o jovem transgênero que nasceu com uma vagina deveria usar exclusivamente roupas de homem a partir do momento que decidiu fazer a transição de gênero. Na real esse assunto é extremamente complexo, mas me fez notar que quando tratamos gênero simplesmente como uma questão binária as vezes podemos estar adotando um caminho errado.

Adaptado de Mof Gimmers

A moda feminina é incrível. Basicamente é a engenharia em ação. Eu li uma thread sensacional no Twitter que tratava de tudo que diz respeito à alfaiataria e construção da moda feminina, e o nível de detalhes que envolvem as roupas da passarela feminina são fascinantes.

Há muito tempo eu admiro a variedade na moda feminina, em comparação com o que se obtém com a moda masculina. A propósito, o que eu quero dizer quando me refiro à "moda masculina" e à "moda feminina" é o que há disponível para o consumidor final comprar nas lojas de varejo. Estou totalmente ciente de que você pode vestir o que quiser e esquecer os rótulos de gênero e tudo mais.

Para começar a comparação, observe a paleta de cores que as mulheres usam e compare com a paleta dos homens – vá em uma boate numa noite de sexta-feira e você verá mulheres usando todo o espectro de cores e, em seguida, repare nos homens, muitos provavelmente usam combinação de preto, branco, azul marinho ou verde escuro. Talvez um deles se sinta um pouco animado e seja visto vestindo algo listrado ou até rosa. Se você for comprar tênis, os homens até começaram a receber algumas opções brilhantemente coloridas, mas são poucas e destoam entre as prateleiras de preto, branco e azul. Vire sua cabeça para a seção feminina e você verá tons pastéis, opções tropicais, bem como calçados mais práticos com os quais você não precisa se preocupar com poças de chuva no seu caminho.

Claro, há exceções, mas os homens tendem a não usar estampas ou cores ousadas da mesma maneira que as mulheres.

Saindo das cores, também vejo que a forma e o corte das roupas masculinas são como uniformes. Você verá mulheres usando calças, shorts, macacões, saias curtas, saias longas, vestidos, echarpes, peças que mostram os ombros, itens de gola alta, peças que mostram as costas, roupas decotadas, peças com fenda lateral para mostrar a perna, juntamente com uma variedade de colares, brincos, enfeites para os cabelos, maquiagem (e as possibilidades aparentemente infinitas), sapatos de salto alto, scarpins, sapatilhas, sandálias de tiras, tênis, cardigans que combinam com as bolsas, ternos, macacões ... e vou parar por aqui porque você já entendeu.

Diante de todas essas possibilidades, a moda masculina basicamente se resume em:
- Decotes: decote em V ou gola redonda;
- Calças compridas e alguns shorts;
- Mangas que terminam no pulso ou acima do cotovelo;
- Sapatos ou tênis que quase certamente cobrem os pés por completo;
- Terno e gravata;
- Talvez um anel ou um relógio chique.

Olhe no guarda-roupa de um homem e basicamente será o mesmo corte de roupa em poucas cores diferentes. Camisas, camisetas, agasalhos, shorts e jaquetas. Eles não terão recortes interessantes para mostrar a barriga, os ombros ou as costas de um homem. As opções são, basicamente, “quão apertado ou largo você quer?”

Closet Masculino x Feminino
(o meu pessoal é um pouco mais simples mas tem o mesmo contraste)

Ok, isso parece meio preguiçoso – olhando para a moda masculina, as opções ficam praticamente nos mesmos quatro espaços: militar, esportivo, personalizado e sofá. Você não vai encontrar silhuetas interessantes – algo tão simples como a largura de uma calça de um homem é o suficiente para virar a moda masculina de ponta-cabeça.

Na verdade, não é tão surpreendente, considerando a opinião de muitos homens sobre moda. A maioria dos caras acha que o mais chique que você pode ser é se vestir como James Bond, ao invés de alguém como Young Thug.

James Bond e Young Thug

E muitos homens, sem dúvida, ficarão relutantes em tentar algo novo. Visto, por exemplo, que as respostas às escolhas de looks do Lil Uzi Vert costumam ser, na melhor das hipóteses, confusas e, na pior, homofóbicas. Vale lembrar que o mesmo fenômeno acontece já há muito tempo, como em 1998 quando o David Beckham usou um sarongue (espécie de saia unissex da cultura asiática) uma vez e até hoje ele ainda é obrigado a argumentar a respeito da escolha da peça na época.

Comentário à parte, devemos agradecer ao David Beckham que, quando questionado sobre isso recentemente, disse: “Os sarongues são ótimos. Isso é uma coisa de que nunca me arrependo, porque achei que estava ótimo e ainda usaria agora.”

Lil Uzi Vert e David Beckham usando um sarongue acompanhado da esposa Victoria Beckham

Claro, temos que reconhecer que a moda feminina tem seu próprio preço – muitas mulheres se sentem pressionadas a ter uma certa aparência ou manter um padrão que é um pé no saco. Existem muitas questões sociais complexas em torno da moda que, francamente, não sou inteligente o suficiente para conseguir separar, e é por isso que estou me prendendo ao conceito simples de tudo isso e às opções oferecidas às pessoas de maneira geral.

O fato é que, em todos os aspectos, as roupas femininas são superiores às masculinas. Já falei sobre isso inúmeras vezes no bar ou em qualquer outro lugar. Pense então nas opções de roupas íntimas – as mulheres podem ficar confortáveis, podem usar algo diferente para se sentirem chiques ou algo para se sentirem poderosas. Sutiãs trabalhados, calcinhas rendadas, calças confortáveis de época, meias, collants, meia calça, suspensórios, ligas, body, aqueles sutiãs que têm elásticos no peito e parecem super sofisticados, espartilhos, peças transparentes, peças combinando, sutiãs push-up, sutiãs sem alças, peças que são projetadas para o conforto e peças que, caso você deixe o robe cair, fica claro ao seu parceiro saber que horas são. A quantidade de escolha quando se trata do corte das roupas íntimas sozinhas envergonha qualquer armário masculino.

Já para os homens: meias, cuecas, cuecas samba-canção, coletes e acabou.

Novamente, não é surpreendente quando você pensa na reação das pessoas a qualquer roupa que esteja fora do padrão socialmente aceito. Homens usando tangas são vistos como esquisitões, também são inconvenientes se resolvem usar sungas apertadas e vocês se lembram da reação de horror das pessoas quando essa cueca ao lado foi lançada?

Na minha opinião, quando a moda masculina se atreve a fazer algo novo, ela é ridicularizada (tanto por homens quanto por mulheres). A última vez que os homens usaram estampas ousadas e coisas do gênero foi na década de 1970, considerada como a "época em que a moda foi esquecida" (e que eu discordo completamente). Quando a onda Emo aconteceu, você podia ver jovens com cortes de cabelo estilo Dragon Ball Z, maquiagens, luvas arrastão fluorescentes, tiras, fivelas e muito mais.

No entanto, ambos os grupos são alvo de piadas até hoje.

Homens usando shortinho e cropped na década de 1970 e a moda Emo dos anos 2000

Mais recentemente, o movimento Afropunk adotou looks mais ousados, com cabelos tingidos em cores pastel e estampas florais misturadas com cores fortes de Chuck Taylor, ou o que quer que seja.

Moda Afropunk

Na moda masculina convencional, em geral, é um caso bastante monótono em comparação com o a feminina, com homens vestidos de cinza da cabeça aos pés, admirando alguém como David Bowie por parecer que veio do espaço. Note o amor que o Prince ainda sente e você pode ver que há um apetite para misturar as coisas, se apenas os homens fossem mais corajosos em suas escolhas.

David Bowie e Prince

Parece que, quando se trata de roupas masculinas, não temos aquele ponto doce e divertido que a moda feminina atinge com tanta frequência. Naturalmente, existem homens por aí que são considerados bem vestidos e elegantes, mas são variações de um tema bastante restrito. Um homem visto como bem vestido geralmente se trata de alguém que usa ternos com bastante frequência.

É porque os homens sentem que seriam rejeitados e vistos como sendo desastrosamente malucos? É porque os caras não têm vontade de brincar de se fantasiar e mudar a aparência de uma semana para outra?

Não sei a resposta porque estou apenas refletindo aqui, mas seria bom se, nos próximos anos, essa situação mudasse e os homens, e a moda masculina, começassem a receber dicas do mundo da moda feminina.

0 Comentário(s)
Comentário(s)

Nenhum comentário: