quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Pole Dance - Esporte, dança e liberdade

Talvez vocês não saibam, mas eu sou praticante de Pole Dance a pouco mais de dois anos!! Antes disso eu costumava fazer exercícios em casa e até tenho um post falando sobre isso, mas na real eu gostaria de ter começado a praticar pole a mais tempo, só que quando eu procurei os estúdios aqui de Curitiba-PR, por volta de 2015, nenhum deles tinha vaga para homens =/

Não que pole dance não seja um esporte para homens, longe disso, tanto que a origem dele está relacionada com o mallakhamb, que significa "homem de força" e meio que é um ioga praticado em um poste de madeira, e com o mastro chinês, uma arte acrobática de circo que usa um mastro emborrachado feito para ser praticado com roupas e exclusivo para homens até um tempinho atrás.

A questão é que o pole dance tem que ser praticado usando pouca roupa e existem movimentos um tanto quanto reveladores, então alguns homens não tinham (ou ainda não têm) capacidade de respeitar as praticantes. Desta forma diversos estúdios tiveram que barrar a entrada de rapazes (para a minha tristeza). Ainda assim o esporte se proliferou nos últimos anos pela galera fitness e permitiu que alguns espaços abrissem vagas para meninos também. Então eu quero aproveitar esse post para falar dos benefícios de praticar e relatar o que eu percebi referente à própria arte e à liberdade de expressão!

Benefícios
Qualquer exercício praticado de forma regular irá trazer benefícios para a sua saúde e propiciar mais qualidade de vida. No caso do pole dance, que é um esporte de alta performance que valoriza e treina a força e a consciência corporal, alguns desses benefícios se sobressaem, tais como:

Queima calorias: é considerado um dos exercícios mais completos devido a sua capacidade de trabalhar diversas partes do corpo com eficiência. Estima-se que seja possível queimar até 700 calorias em apenas uma aula! A combinação da execução dos movimentos de dança, do esforço para manter o equilíbrio e da habilidade de erguer o peso do corpo usando apenas uma barra como apoio faz com que o pole dance seja um ótimo exercício para aqueles que buscam um jeito divertido e eficiente de emagrecer.
Aumenta a flexibilidade: a modalidade pode ser bem desafiadora e, por isso, contribui para o desenvolvimento do corpo como um todo. O aumento da flexibilidade é um dos benefícios dessa atividade física. Com pouco tempo de prática é possível perceber amplitude de movimentos e mais facilidade em alongar o corpo, graças às danças e posturas muito semelhantes àquelas vistas no ioga, pilates e balé.
Fortalece os músculos: Exercitar-se usando nada mais do que o próprio corpo e um mastro de aço não é uma tarefa banal, a atividade é uma verdadeira luta contra a gravidade. O praticante deve realizar isometria de praticamente todos os músculos do corpo, ou seja, eles terão que se manter contraídos para que o movimento seja bem executado e compense a gravidade. Assim você trabalha não apenas os músculos superiores, responsáveis por grande parte das acrobacias na barra, mas também fortalece o abdômen e tonifica as pernas.

Aumenta a coordenação motora: Além do esforço de sustentar o corpo na barra, é preciso coordenação, equilíbrio e entendimento acerca dos movimentos executados durante as aulas, ajudando a desenvolver a coordenação motora. Esse aspecto é extremamente benéfico em longo prazo, porque ajuda a retardar o envelhecimento, torna os movimentos mais naturais e contribuem para uma maior consciência corporal.
Barriga Chapada: os músculos abdominais ganham destaque na prática pois a contração do abdômen é o que mantém o corpo em equilíbrio, caso ele esteja relaxado o corpo não será sustentado no ar. Além disso, as aulas de pole dance contam com exercícios para ganho de massa muscular na região, justamente para facilitar a execução dos movimentos. Um deles é o abdominal aéreo, em que o praticante segura-se à barra com os braços e eleva as pernas, trabalhando abdômen e braços ao mesmo tempo.

Beleza e liberdade
O primeiro desafio que se tem quando começa o pole dance é a exposição do seu corpo! Considerando que é a sua pele quem vai aderir à barra de aço, saiba que você precisa estar com boa parte do corpo à mostra para realizar os movimentos, então o uniforme padrão é um shortinho bem curto, ou uma sunga, e um top, principalmente no caso das mulheres. Aí já entra uma parte interessante para quem foge dos padrões: a liberdade de expressão.

Explico: existem muitos homens que praticam o esporte usando uma sunga simples, ok, mas existem outros, como eu, que usam shortinhos coloridos, cavados, com harness ou qualquer acessório que dê vontade, além do salto alto, claro!! Quer dizer, o salto não é um item obrigatório e existem poucas aulas específicas para sua utilização, mas existe a possibilidade e é MUITO LEGAL poder fazer uma aula de dança em cima do salto!
Outro ponto importante é que além de ser um esporte pesado, se trata de uma dança com acrobacias, ou seja, uma expressão artística baseada no movimento corporal. Deste modo quem pratica qualquer dança tem mais facilidade para construir a imagem do próprio corpo - fundamental para o crescimento e a maturidade do indivíduo e a formação de sua consciência social.

Por outro lado tem o fato do pole dance ser visto por muitos com um certo preconceito. Talvez por que uma de suas modalidades foi bem difundida no universo das stripers ou talvez seja só por que o esporte é praticado com pouca roupa, mas o lado bom é que isso faz com que filtre as pessoas que o praticam então boa parte delas tem a cabeça bem aberta. Falando por mim, fui super bem recebido pelas meninas do estúdio onde eu pratico e em outros que tive a oportunidade de conhecer, isso facilitou para eu me soltar, tanto que sempre que posso vou de Samy nas festinhas.
Então muitas pessoas quando se tornam pole dancers aproveitam a liberdade do espaço artístico para se soltarem, se empoderarem e apreciarem um pouco essa bela arte enquanto sentem o suor escorrendo por todo o corpo. Eu poderia escrever muito sobre essa sensação, mas trago a seguir um post da Deborah Rizzo que fala sobre o que ela sente quando vai para a barra. A propósito, ela é uma referência no pole dance nacional e eu até fiz uma aula com ela numa das vezes que fui para SP. Só posso dizer que fiquei admirado pela paixão dela pela dança e encantado por ela, claro.







Apenas mais um dia normal na vida de uma Pole Dancer 💁🏼‍♀️ As vezes me olho vestida de “gente normal” e me estranho tanto. Parece que a minha versão Pole Dancer é muito mais eu, do que eu mesma. Já teve aluna que me encontrou por acaso na rua e falou: Nossa, nem te reconheci de roupa normal 😂 Engraçado que a Deborah Pole Dancer AMA um brilho, ama um salto mais alto possível, ama um body cavado e pra ela nunca é cavado o suficiente. Se enche de iluminador na cara pra dar aula e ensina suas alunas a serem piriguetes finas com muita classe e bom gosto! 😂 Agora a Deborah da vida real se veste bem basiquinha no dia dia, entra nos lugares e quer sentar sempre no cantinho, de preferência na parede, pra se possível ninguém nem ver que está lá! É super discreta e tímida. Mas depois, fala igual uma matraca hahaha a Deborah sem body fio dental e salto de 20 cm tem cara de adolescente que assiste Crepúsculo e prefere ficar em casa vendo Netflix do que ir pra balada. Dorme com uma luz acesa e ainda deixa a luz da sala acesa também pois vai que os gatos também tem medo de escuro... Dormir com a porta do armário aberta então, nem pensar! Toda vez que vai tirar sangue é um desmaio diferente... Eu falo que o Pole nos transforma em Super Heroínas! Tenho até duas identidades! E você? Qual sua identidade secreta fora do seu trabalho?
Uma publicação compartilhada por Deborah Rizzo 🧜🏻‍♀️ (@deborahrizzo) em
Quando eu li esse texto eu sabia que já tinha ouvido algo parecido algum lugar, na verdade eu ouvi relatos parecidos de diversos crossdresser descrevendo a mesma sensação ao se montar. A propósito, já pensaram que mulheres também podem ter um lado crossdresser? Não me refiro a quererem usar roupas masculinas sem graça, mas sim um lado que gosta de roupas curtas ou coladas, salto alto, estampas chamativas, enfim, um lado meio perua ou piriguete, sabe?

Vejo muitas pessoas julgando essas mulheres que "abusam" do estilo próprio, mas na real se for para para pensar nós somos muito parecidas com elas! Sendo assim, deixo essa reflexão... talvez muitas de nós não tenham vontade apenas de usar roupas femininas, talvez a nossa vontade seja de ter liberdade para ser um pouco perua ou piriguete, tal como muitas mulheres cis.
2 Comentário(s)
Comentário(s)

2 comentários:

Anônimo disse...

Achei muito interessante, mas fiquei com uma dúvida.
A prática do pole dance não desenvolve o tronco(braços, costas e ombros)? Pq isso é o oposto do que eu tô tentando fazer...
Gosto muito do seu site, acompanho há muito tempo

Samantha Oliver disse...

Anônimo, o pole dance fortalece e tonifica músculos, não faz hipertrofia. Também tive esse medo no começo, mas no geral nesses 2 anos as minhas medidas mantiveram as mesmas ou diminuíram... exceto pelo peito, mas é por que antes de começar eu não fazia nada e estava até com falta de músculo na região xD