quinta-feira, 9 de março de 2017

Dia da Mulher


Sei que o calendário indica que o Dia Internacional da Mulher foi ontem, mas fiz questão de postar algo hoje por que hoje também é dia mulher! Assim como amanhã, depois de amanhã, semana que vêm, mês que vêm, enfim, todo dia é dia de respeitar e admirar as mulheres.

Não quero desconsiderar o dia de ontem pois ele surgiu em decorrência de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos. Entretanto, a proposta de criar o Dia Internacional da Mulher foi com o objetivo de aproveitar a data para discutir o papel da mulher na sociedade atual através de conferências, debates e reuniões. Na prática, porém, eu vejo que é tratado apenas como um dia para lembrar a existência das mulheres com homenagens singelas e bonitinhas que ignoram todo o contexto!

Afinal, o que está sendo comemorado?
Já vivemos numa sociedade com direitos igualitários?

Esse dia merecerá ser comemorado mesmo quando estiver zerada a violência covarde contra a mulher, quando estupro for coisa do passado (coisa só de animal irracional, não é?), quando houver liberdade de expressão sem julgamento (tamanho da saia está incluso nisso), enfim, somente quando homens e mulheres tiverem direitos e oportunidades iguais, ou seja, quando o objetivo do feminismo for cumprido.

Do jeito que eu coloquei já soa como algo utópico, se eu incluir que gostaria que isso valesse inclusive para mulher trans, travesti, transexual, crossdresser ou qualquer expressão feminina vou parecer uma extraterrestre trazendo uma mensagem de outro mundo.

Sendo assim, desejo a todas a liberdade de ser quem vocês realmente são e espero estar viva quando for possível comemorar plenamente o dia Internacional da Mulher! Deixo uma tirinha da Nancy para reflexão ♥

0 Comentário(s)
Comentário(s)

Nenhum comentário: