Menu

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

O que fazer quando alguém se assume como trans para você?

 

Traduzido de Charlie Ray 

Guia de apoio e acolhimento escrito pela minha esposa cisgênero.

Desde que me assumi como homem trans, minha esposa tem tido dificuldades para encontrar ajuda ou informações para parceiros de pessoas trans, então ela decidiu escrever seu próprio guia de apoio.

Isto vem do que ela aprendeu com o nosso convívio, em suas próprias palavras.

.  .  .  .  .

Quando Charlie me chamou para conversar e me contou que era transgênero, não foi uma grande surpresa para mim. Na verdade, ele perguntou como eu conseguia ficar tão calma com isso. Expliquei que era porque eu já vinha prevendo isso há algumas semanas. 

Nem todo mundo percebe as pistas como eu percebi. Tive tempo para me adaptar e me preparar mentalmente para as mudanças que estariam por vir. Mas, como eu disse, a forma como cada um se assume é diferente. Algumas pessoas deixam pistas, outras não. Não existe um jeito certo ou errado de se assumir. As pessoas têm que fazer isso quando acham que é o momento certo para elas e somente para elas.

Se e quando alguém se assumir como transgênero para você, tente garantir que você:

Apenas ouça

Tente não interromper. Eu sei que é difícil, mas eles precisam ser ouvidos agora. Eles estão se sentindo extremamente vulneráveis e precisam se sentir em um ambiente seguro. Novamente, tente evitar fazer perguntas até que eles terminem de falar. Por favor, entenda que têm algo que eles precisam te dizer porque, na cabeça deles, é agora ou nunca. A pessoa que está te dizendo isso, não importa quem seja, pode ter ensaiado isso por meses, até mesmo anos. Deixe-os dizer o que precisam dizer.


Tente evitar reações exacerbadas

Mesmo que seja um choque para você, tente manter a calma. Reagir com choque pode levar a pessoa a pensar imediatamente que cometeu um erro ao lhe contar. Essa pessoa demonstrou muita confiança em você ao compartilhar essa informação tão pessoal. Não a faça se arrepender disso. Você pode estar nervoso e inseguro, mas nem de longe tanto quanto ela está agora.


Diga algo

Quando alguém se assume para você, especialmente se for algo que você já suspeitava, pode ser difícil saber o que dizer. Você quer reconhecer a situação o suficiente para respeitar a gravidade dela, sem dar a impressão de que acha que é um grande problema. É uma corda bamba difícil de equilibrar! Então, o que você deve dizer?


Vou começar com algumas coisas que você definitivamente não deveria dizer:

1. Tem certeza?

Isso não demonstra amor ou apoio; demonstra incredulidade e julgamento. Acredite, eles não te contariam se não tivessem certeza! É bem provável que estejam se torturando há muito tempo, tentando pensar em como e quando te contar! Então, sim, eles têm certeza, não precisa perguntar.


2. Nunca vou me acostumar a te chamar assim.

Em outras palavras, isso significa que nem vou tentar. Sim, pode ser difícil lembrar no começo, mas vai ficar mais fácil com o tempo. Não posso falar por ninguém além de mim, mas, contanto que os deslizes sejam acidentais, meu marido, Charlie, não se importa. Usar o nome de batismo de propósito e usar o pronome errado são coisas diferentes. Mas todo mundo erra.


3. Isso é apenas uma fase pela qual você está passando.

Não, acredite em mim! Se alguém chegou ao ponto de lhe dizer que é transgênero, essa pessoa não passou cinco minutos pensando nisso. Ela passou horas, meses, talvez até anos tentando descobrir o que, de alguma forma, não parece certo nela. Essa frase é desdenhosa, desrespeitosa e demonstra uma visão limitada.


4. Por que você não me contou antes?

Entendo perfeitamente a pergunta, e é uma dúvida válida que passou pela sua cabeça. Não acho que seja intencional, mas pode parecer assim. A pessoa precisa se sentir totalmente segura em seu círculo social e consigo mesma para contar a alguém. Então, resumindo, ela não estava pronta.


5. Você vai fazer a cirurgia de redesignação sexual?

Sério, nunca um amigo ou familiar me perguntou se eu planejava fazer algum tipo de cirurgia genital. ISSO SERIA TOTALMENTE INADEQUADO E NÃO DA CONTA DELES.

Pessoas trans não são definidas pelo número de cirurgias que fizeram ou pretendem fazer.


6. Hoje em dia, todo mundo é transgênero.

Não, não são. Pessoas transgênero sempre existiram e sempre existirão, não importa o quanto você tente apagá-las.

Dizer isso a uma pessoa trans basicamente significa que você acha que ela está fazendo isso para ser descolada e moderna. É óbvio que você não está levando isso a sério, e ela sabe disso. Não se surpreenda se você não tiver mais notícias dela.


7. Você sempre será [nome morto] para mim

Novamente, não se surpreenda se não tiver mais notícias dessa pessoa. Se você me dissesse isso, eu definitivamente me afastaria de você. Ela está dizendo que está mudando, e você está dizendo que NUNCA aceitará essas mudanças.

Já expliquei o que você definitivamente não deve dizer. Aqui estão algumas sugestões do que você poderia dizer em vez disso:

  • Obrigado por confiar em mim o suficiente para me dizer isso.
  • Se não for incômodo perguntar, como você se identifica atualmente?
  • Farei o possível para te chamar pelo nome e gênero corretos, mas peço desculpas se cometer algum deslize.
  • Isso deve ter sido emocionalmente exaustivo para você.
  • Tenho muito orgulho de você por ser fiel a si mesma.
  • Fico muito feliz que você tenha me contado agora.
  • Se você quiser conversar sobre o que está passando, estou aqui para você.
  • Eu não sei muito sobre a comunidade transgênero, mas estou aqui se você precisar de mim.
  • Eu te amo por quem você é.


Faça sua pesquisa

Antes, eu achava que sabia bastante sobre a comunidade trans. Na realidade, eu não sabia absolutamente nada. E tudo bem, tudo bem não saber coisas sobre uma comunidade com a qual você não se identifica. O que não está certo é fazer suposições e generalizações baseadas em zero conhecimento. Se você realmente ama alguém e quer que essa pessoa seja quem ela realmente é, você aprenderá o que precisa saber. Se você a ama o suficiente, você encontrará um jeito; se não, encontrará uma desculpa.


Ignore suas crenças

Já ouvi pessoas dizerem com orgulho que expulsariam seus filhos de casa se fossem gays ou transgêneros. ORGULHO. Você se diz pai ou mãe? Que absurdo! Ser pai ou mãe não é um direito; é um privilégio. Você definitivamente não merece esse título.

Não importa absolutamente nada se você acredita ou não que seu filho é transgênero. Ele é! Não se trata de Deus, Jesus e todos os outros envolvidos, incluindo você. Trata-se do seu filho e de mais ninguém.

Não estou dizendo que você precisa sair correndo para colocar seus filhos em hormônios e submetê-los a cirurgias, mas pelo menos explore os sentimentos deles e apoie a jornada de descoberta que eles estão trilhando. Crianças são pessoas, quer você acredite nisso ou não. Elas não são extensões de você; são pessoas com suas próprias mentes e seus próprios sentimentos. E merecem tanto apoio quanto qualquer outra pessoa.


Aceite que haverá mudanças.

Independentemente de haver ou não uma transição, algumas coisas vão mudar. E se você quiser manter essa pessoa na sua vida, precisa aceitá-la. No fim das contas, a decisão é sua. Você pode optar por não aceitar as mudanças, mas isso não impedirá que elas aconteçam. Apenas criará uma distância entre você e essa pessoa.


Não conte a mais ninguém!

Isso deveria ser óbvio, mas infelizmente não é. Não importa se são seus amigos, cônjuges ou até mesmo filhos. Não cabe a você contar para ninguém. Eles lhe confiaram algo, e quebrar essa confiança pode colocá-los em perigo real. Atos de violência contra membros da comunidade trans são cometidos todos os dias. Não piore a situação.


Você não está perdendo ninguém.

Eu me recuso a usar a palavra luto quando se trata de transição de gênero. Luto é para pessoas que morreram. As pessoas usam essa palavra como se não significasse nada. Mas dizer que você é uma "viúva trans" ou que "perdeu" seu filho é um insulto tanto ao falecido quanto aos enlutados. Você pode acreditar que está perdendo a versão verdadeira dele(a). Mas aquela não era a versão verdadeira; esta é.


Aceite que você vai errar às vezes.

Charlie diz que não se importa muito com erros acidentais de pronome ou com o uso do nome de nascimento, porque sabe que as pessoas cometem erros. Mas a diferença entre o acidental e o intencional é gritante e pode ser percebida de longe.


Seja um Espaço Seguro

O mundo é ativamente hostil às pessoas trans. Elas já enfrentam muitas pessoas questionando seu direito de existir em público. Não ouse questionar seu direito de existir em privado.


Pergunte como você pode apoiá-lo.

As pessoas não sabem automaticamente como lidar com essas situações, e tudo bem. Aliás, é importante reconhecer que você não sabe como lidar com isso. Mas deixe claro que você quer aprender. Pergunte se há algo que você possa fazer para ajudá-las. Pode ser que não haja, mas o simples fato de você ter perguntado já significará muito para elas.

Não se trata de forçar você a "aceitar" pessoas trans como se a sua aceitação fosse uma espécie de presente para elas. Ou você aceita, ou não. Trata-se de decência humana básica. Aliás, nem mesmo decência humana, mas decência com a vida. Quando você se refere acidentalmente a um cachorro com o sexo errado, você se corrige imediatamente e pede desculpas. Se você não fizer isso quando se referir a uma pessoa trans com o pronome errado, você não estará demonstrando a ela o mesmo respeito que demonstraria a um cachorro.

0 Comentário(s)
Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário